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Plotter de impressão nas novas gráficas

Plotter de impressão x novo perfil de gráfica

Um dos setores que mais sofreram os impactos da inovação tecnológica foi o de gráficas. Desde o início do processo de popularização dos computadores, na década de 1990, os empresários precisaram se adaptar a um mercado que passou por profundas transformações. Do outro lado do balcão, o cliente deixou de encomendar alguns produtos e passou a solicitar a realização de novos trabalhos.

O novo perfil das gráficas muito pouco tem a ver com aquele negócio que tinha encomendas como talões de notas fiscais, cartões de visita ou material de escritório – papel e envelope timbrado, etiquetas etc. Isso passou a ser feito dentro das próprias empresas graças às impressoras de alta performance.

Gráficas em pequenas, médias e grandes cidades hoje têm atuação voltada para produtos de comunicação visual e impressão de grandes formatos. Banners, painéis e adesivos com dimensões que chegam a 3,20 metros são alguns dos principais itens encomendados pelos clientes. Mas, para atender a essa expressiva fatia do mercado, o empresário precisa se reinventar, investindo em equipamento e treinamento.

Salto de qualidade

O mercado apresenta atualmente um quadro marcado pela acirrada concorrência, por reduzidas margens de lucro e pelo excesso de oferta. Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o setor apresenta uma capacidade instalada de impressão com ociosidade de cerca de 40%.

Em um cenário tão competitivo, equipamento ultrapassado representa custo elevado de produção e, consequentemente, perda de mercado. A gráfica que ainda funciona com maquinário e práticas de mais de 20 anos tende a desaparecer rapidamente. A alternativa é a aquisição de impressoras, plotters de recorte e mesas de corte de última geração.

A questão do capital a ser investido merece especial atenção por parte do empresário. Superar a defasagem tecnológica se tornou questão de sobrevivência para as empresas do setor, mas não é preciso gastar demais para isso. Os produtos da Bannerjet apresentam performance – velocidade de impressão e resolução – de alto nível e com preços acessíveis a gráficas de qualquer porte.

Treinamento

Historicamente, uma das grandes debilidades do setor se refere à capacitação da mão-de-obra. Muitas vezes, cabe ao empresário suprir a falta de especialização técnica de seus funcionários, arcando com cursos e treinamentos. Mesmo sendo considerado investimento, isso afeta a lucratividade do negócio em um primeiro momento.

No caso dos produtos da Bannerjet, tal despesa desaparece, pois a empresa fornece todo o treinamento de mão-de-obra. Além disso, ela disponível na internet conteúdos voltados para a maximização do aproveitamento de cada equipamento.

Oportunidades

Ainda que as perspectivas para o setor pareçam pouco animadoras, há um amplo leque de oportunidades para gráficas instaladas principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O surgimento de novos pólos consumidores gerou a demanda por produtos gráficos em áreas pouco exploradas.

Nesse sentido, ganha mercado a empresa que se reinventar, oferecendo produtos anteriormente disponíveis apenas em gráficas de grandes centros. A inovação tecnológica em impressão digital representa salto de qualidade não apenas para o produto, mas também para o empresário – que se recicla e aprimora os seus mecanismos de gestão.

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Sua gráfica se prepara para as transformações do mercado? Você conhece as funcionalidades dos novos equipamentos? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Publicado emBlog

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