Pesquisar
Close this search box.

Impressão digital nos dias de hoje, a revolução!

A história da impressão digital é bastante curta se comparada à história dos outros tipos de impressões mais antigas. A impressão digital surgiu no final do século 20 e foi evoluindo, tornando possível uma impressão rápida e de qualidade, sendo atualmente um dos métodos mais comuns de impressão empregada por estamparias. Saiba mais sobre a revolução da impressão digital lendo o restante do artigo!

O início

As prensas de impressão digital começaram a ser usadas no ano de 1993. A ideia de desenvolver uma prensa digital teve início com a era dos computadores mais modernos. A evolução da impressão digital contou com uma participação essencial da empresa Xerox para disseminar o seu uso. As prensas digitais, diferente dos outros métodos de impressão, podiam imprimir imagens diferentes em cada folha, ao passo que os outros tipos de impressão mais antigas envolviam chapas que eram usadas de forma contínua.
Antes da computação gráfica, os processos de impressão eram totalmente manuais e analógicos, com base em reprodução de fotografias, retoques manuais, uso de fotolitos, tintas, solventes e produtos químicos. As montagens de fotos, textos e outros elementos, que faziam parte de uma página de revista, por exemplo, eram feitas de forma manual, recortadas manualmente, com fixação através de fitas adesivas e múltiplas exposições sobre uma mesma fotografia.
Com a informática, houve importantes alterações nos processos de impressão digital, porém, tudo ainda era muito caro. Os softwares que processavam as imagens não eram abertos a todos como é hoje em dia, e cada fabricante possuía seus próprios sistemas e arquivos personalizados. Com os computadores e equipamentos mais modernos, todo o processo da pré-impressão tornou-se digital. Veja o que hoje é utilizado:

  • Câmeras digitais: As câmeras de alta definição e de qualidade profissional, bem como os equipamentos que gravam a laser, as chapas de impressão e das impressoras digitais fecharam um ciclo completo e informatizado da impressão digital.
  • Internet: O uso da internet na comunicação entre clientes e gráficas também se tornou muito importante para a agilidade dos processos de prova e entrega de material digital.
  • Computadores modernos: Atualmente, com a impressão digital, chapas de impressão e fotolitos estão virando peças de museu. A impressora é alimentada com os dados de impressão diretamente do computador. O fluxo de trabalho desde a criação até a impressão é bastante reduzido e acelerado.
  • Impressoras digitais: A configuração de impressoras digitais é bastante otimizada quando comparada com os ajustes que devem ser feitos para a operar um equipamento de Offset, por exemplo.

Novas possibilidades das prensas digitais hoje em dia

Nos dias atuais, as prensas para impressão digital são ligadas a uma rede ou computador pessoal, para imprimir imagens geradas de um software, e os arquivos podem ser enviados a qualquer lugar do mundo.  As impressoras mais modernas podem, inclusive, funcionar através de Wi-Fi, o que possibilita que, através de dispositivos móveis, como celulares ou tablets, possa ser gerado um material para ser impresso, sem uso de fios.
Através de técnicas foto eletrônicas mais modernas, as partículas de tinta aderem ao papel por meio de forças de atração elétrica. Com isso, surge a fotocopiadora que, depois, foi aprimorada e conectada aos computadores, criando o que hoje é conhecido como impressora digital.
Você já conhecia a história da impressão digital? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários abaixo!


Publicado emBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Fale Conosco