Gráfica com impressão digital


Abrir uma empresa é um grande passo. Pode ser o primeiro de uma jornada em direção à independência financeira e a uma carreira mais flexível e gratificante. Mas esse processo exige muito planejamento e reflexão. Se você está pensando em montar uma gráfica, confira os pontos essenciais na hora de dar esse “grande passo” e perceba a importância em aumentar o seu leque de produtos comprando plotters de impressão digital.
O mercado gráfico vale a pena hoje em dia?
Essa é uma pergunta interessante, pois existem muitos fatores que irão determinar se vale a pena abrir uma gráfica – ou qualquer outro tipo de empresa. O primeiro fator, é claro, é a existência de demanda. E, em seguida, podemos citar também a valorização daquele segmento na sociedade, além de valores mais externos e abrangentes – como o cenário econômico nacional.
Com relação à demanda, podemos dizer que há uma alta demanda de materiais gráficos. Contudo, só conseguirão conquistar mercado as gráficas que possuírem equipamentos capazes de suprir as demandas já existentes. É fato que ocorreu uma constante evolução no mercado gráfico e hoje em dia os clientes buscam alta qualidade em materiais de grande dimensão.
Assim, é de vital importância para quem está pensando em montar uma gráfica que se faça investimento em plotters de impressão digital, uma vez que a procura por banners e adesivos, por exemplo, com dimensões que ultrapassam os 3 metros estão entre as principais solicitações por parte dos clientes.
Com relação à valorização, existem diferentes padrões. Uma gráfica que trabalha mais com impressos comerciais, como cartões de visitas, geralmente possui baixo valor percebido. Os clientes buscam preço acima de qualidade (na maioria dos casos) e a concorrência é desleal. Por outro lado, gráficas que trabalham com projetos customizados ou com produtos mais elaborados, como produtos em grandes dimensões, possuem alto valor percebido. Esse tipo de gráfica consegue estabelecer preços mais altos, devido à qualidade de seu serviço, trabalhando com clientes mais seletos.
Este negócio é lucrativo?
Uma gráfica pode ser mais ou menos lucrativa, dependendo do tipo de serviço que ela oferece. Quanto maior o nível de customização dos serviços oferecidos, maior seu valor percebido pelo cliente; e, assim, maior o preço e a lucratividade. Produzir imagens em grandes formatos possui um custo-benefício enorme para quem quer montar uma gráfica, isso porque através da eficiência dos plotters de impressão digital, associado à capacidade de produção e ao seu desempenho, os lucros são grandes para o empresário.
Quais são os principais pontos que você deve organizar antes de abrir uma gráfica?
Existem basicamente quatro pontos que precisam ser organizados antes de abrir uma gráfica. O primeiro, obviamente, é toda a documentação necessária para ter uma empresa legalizada; os assuntos burocráticos podem ser resolvidos rapidamente com a ajuda de um contador, que é o profissional certo para aconselhar você neste processo. Além disso, também é preciso de equipamentos e um local para trabalhar. Estes dois itens estão muito relacionados pois a escolha do local precisa levar em consideração ao espaço que será necessário para acomodar os equipamentos. É claro que uma boa localização comercial também é importante, em um ponto com intenso trânsito de pessoas.
Para finalizar, é preciso divulgação. Atualmente, existem diversas maneiras de divulgar seu negócio. E a internet é uma ótima solução, por exemplo. Você pode usar a força dos blogs, redes sociais e links patrocinados para criar uma carteira de clientes antes mesmo de abrir as portas.
Quais equipamentos são necessários?
Os equipamentos necessários podem variar de gráfica para gráfica, dependendo da proposta de cada uma e de acordo com o tipo de materiais que cada negócio pretende produzir. Porém, a lista abaixo é um bom ponto de partida:
Computadores com bom hardware e softwares atualizados;
Impressora off set;
Guilhotina automática;
Serrilhadeira;
Plotters de impressão digital.
Qual será o seu diferencial?
Nós já falamos sobre por que vale a pena, de um ponto de vista financeiro, trabalhar com projetos customizados e produtos de alto valor percebido. Eles permitem faturar mais do que simplesmente a impressão de materiais simples. Assim, a fidelidade dos clientes é possível pelo trabalho de qualidade.
Através da qualidade dos produtos oferecidos, somado ao excelente atendimento, o pequeno, médio ou grande empresário solidifica seu nome no mercado. Portanto, não atualizar-se e manter equipamentos antigos culminará em baixa qualidade do seu serviço, alto custo e desqualificação no mercado. Foco no cliente é o diferencial absoluto.
A importância do modelo de negócio
O modelo de negócio é a consolidação de todas as suas ideias e planos para a gráfica. Ele também é o guia para os passos e decisões a serem tomados no futuro. Um modelo de negócio consistente é indispensável para que sua gráfica saia do papel da maneira como você imaginou. Portanto, frente ao crescimento de pedidos de clientes por materiais de alta qualidade e em grandes dimensões, adquirir plotters de impressão digital é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Entre em contato agora com a Bannerjet e conheça os produtos que tornarão a sua gráfica um negócio de sucesso!


Publicado emBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *