Pesquisar
Close this search box.

08 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

A impressão digital de grandes formatos cresce a cada dia, cenário este que beneficia as grandes e pequenas gráficas, principalmente aquelas que buscam crescer usando novas tecnologias. Segundo a Info Trends, analista do setor gráfico, o mercado mundial voltado para hardware e suprimentos Ink Jet de grandes formatos podem crescer até 4,2% anualmente até o fim de 2015.
O mercado assimila bem as impressões em grandes formatos, contudo é preciso ter uma estratégia adequada para se manter competitivo e alcançar resultados satisfatórios. Pensando nisso, preparamos 8 dicas para ajudar você a vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos. Vamos conferir?

1. Planejamento é a chave

Não é só porque você tem uma gráfica ou uma agência que o planejamento se faz menos importante. Elaborar uma estratégia para atrair clientes envolve diferentes fatores, começando pelo público-alvo da empresa. Nunca cometa o erro de dizer que todos são seu público porque isso realmente não funciona. O ideal é levantar informações acerca dos clientes que já possui, como classe social, onde residem, com que atuam, seus hábitos de compra e todas outras informações relevantes sobre ele. A partir daí é possível elaborar uma estratégia de como agir e como se comunicar com o seu público e seus futuros clientes.

2. Organize-se

Um negócio não surge do nada e se surgir pode chegar a lugar nenhum. O segmento de grandes formatos é competitivo e por essa razão a empresa deve contar com uma estrutura organizacional eficaz. Isso serve para a forma como estruturou o negócio, como o administra, como atende o cliente e também como trata a parte financeira da gráfica. Todos esses itens devem ser bem definidos, sobretudo a forma de atender e se comunicar com o cliente.

3. Tenha um diferencial

Pode ser um recorte exclusivo, entrega mais rápida, formas de pagamento mais atraentes para clientes fiéis, bônus por mais de uma impressão ou mesmo a forma de atender o cliente. Há gráficas que apresentam uma plataforma específica para clientes e fornecedores onde oferecem uma maneira de se comunicar, de entregar o material e de revisá-lo mais rapidamente. Esse é um diferencial que garante uma proximidade maior com o cliente e permite criar uma relação mais harmoniosa.

4. Seja claro

A clareza é algo que deve ser explorada em diferentes situações, que vão desde o momento do primeiro contato até o pós atendimento. É importante esclarecer valores, formatos, como será feita a impressão, arte, data para entrega, enfim, todo o processo deve ser apresentando de maneira clara, sem que hajam dúvidas no decorrer do serviço.

5. Seja criativo

Ser criativo não é tarefa apenas para a área da criação da arte. Muitas gráficas têm se especializado na propaganda de seus produtos, na forma como tratam os clientes e como os prospectam. Diferencie-se da concorrência: este é o ponto-chave.

6. Tenha uma tabela de preços realista

Estabeleça valores que supram a necessidade do negócio e que permitam obter bons rendimentos. O que não pode é oferecer serviços abaixo do valor só para atrair mais clientes e divulgar o trabalho. Além de minar o mercado, o cliente vai fazer propaganda (se fizer) do seu preço e não do serviço. A alternativa é oferecer benefícios que atendam a necessidade do cliente sem que precise operar no vermelho.

7. Conheça as tendências do mercado

É importante sempre estar alinhado às novas tendências do segmento. Pode ser uma nova forma de impressão, novos formatos, maquinário, insumos ou até mesmo uma maneira nova de se comunicar com público. Para isso, procure informações na internet, participe de fóruns, encontros e palestras. Conheça o mercado e assim poderá se adaptar melhor às suas exigências.

8. Faça parcerias

As parcerias são interessantes para conseguir preços mais baixos para insumos, condições facilitadas para pagamentos e fidelizar clientes. O ideal é que a parceria seja benéfica para ambos os lados para que perdure por muito tempo. Sempre faça cotações com diferentes fornecedores para avaliar qual deles oferece as condições mais atrativas. Você também pode estabelecer possibilidades interessantes para os clientes fiéis, contudo deve ser condizente com a realidade do seu negócio.

Veja algumas empresas lideres no mercado nacional e estadual. lmcopiadora, bm1, lmgdigital, artfix, fusao
Tem outras dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos? Compartilhe-as com a gente nos comentários abaixo!


Publicado emBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Fale Conosco